Semana Setembro Azul

Dia do Surdo

A data nacional dos surdos é Notícia dia 26 de setembro, sendo homenagem à inauguração da primeira escola de surdos do Brasil em 1857, o Instituto de Surdos de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro.

A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro.

surdomundial.jpg

surdomundial2.jpg

diahist.jpg

Setembro Azul

 A comunidade surda ainda escolheu a cor Azul Turquesa, por ser uma cor "viva" para representa o SER SURDO, por não termos vergonha de sermos surdos, pois nós temos a nossa própria Língua de Sinais que faz parte da Cultura Linguística e também lutamos por sermos respeitados pela Sociedade Brasileira. Passamos por várias lutas e conquistamos muitos de nossos objetivos.

A escolha do mês de SETEMBRO

O mês de Setembro é mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Algumas datas se destacam nesse mês:

Dias 6 e 11 de Setembro: marco triste para esta comunidade. Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.

Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008).Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.

Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.

Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.

Fonte: vários sites

 

Bandeira Internacional da Comunidade Surda

Imagem: a nova bandeira. A cor azul escuro, que representa “humanidade”, azul turquesa, representando a ‘’língua de sinais’,’ e o amarelo, representando “luz e esperança”.

A @wfdeaf, Federação Mundial de Pessoas Surdas, votou no último dia 9 de julho de 2023, durante o congresso mundial na Coréia do Sul, e um nova bandeira foi escolhida para representar a comunidade surda em nível mundial.

A bandeira escolhida foi desenhada pelo artista francês @arnaudbalard, que é surdo cego. O artista sabia que a comunidade precisava de um visual representativo e que simbolizasse a cultura das pessoas surdas; ele desenhou a bandeira dez anos atrás, depois de passar dois anos estudando outras bandeiras ao redor do mundo. O design da bandeira conta com a cor azul escuro, que representa “humanidade”, azul turquesa, representando a ‘’língua de sinais’,’ e o amarelo, representando “luz e esperança”.

A adoção da bandeira como símbolo mundial é de extrema importância para a comunidade surda, já que vai promover visibilidade e reconhecimento, servindo de símbolo de identidade e pertencimento para as pessoas surdas em todo mundo.

Fonte: Gustavo da Silva Flores, Letras Libras, Bolsista de Acessibilidade PET-Letras

Gustavo da Silva Flores, Letras Libras, Bolsista de Acessibilidade PET-Letras