História tecnologia para surdos

O que é um TTY?

TTY significa que o texto por telefone. É também muitas vezes chamado de TDD, ou Dispositivo de Telecomunicações para Surdos. TTY é o termo mais amplamente aceito, entretanto, como TTYs são usados ??por muitas pessoas, não apenas as pessoas que são surdas.

Um TTY é um dispositivo especial que permite que pessoas surdas, com dificuldades de audição, ou a utilização da fala ao telefone para se comunicar, permitindo-lhes para digitar mensagens para trás e para o outro em vez de falar e ouvir. Um TTY é necessária em ambas as extremidades da conversa, a fim de se comunicar.

Para usar um TTY, você define um aparelho de telefone especial para copos acústica construída na TTY (TTY alguns modelos podem ser conectados diretamente em uma linha telefônica). Em seguida, digite a mensagem que deseja enviar no teclado do TTY's. Conforme você digita, a mensagem é enviada através da linha telefônica, assim como sua voz seria enviado através da linha telefônica se você falasse. Você pode ler a resposta da outra pessoa no visor do TTY do texto.

Se você não tiver um TTY, você ainda pode chamar uma pessoa que é surda, auditiva ou da fala, usando o Serviço de Retransmissão de Telecomunicações (TRS). Com TRS, um operador de tipos especiais que quer que você diga que a pessoa que você está chamando pode ler as suas palavras sobre o seu visor TTY. Ele ou ela vai voltar um tipo de resposta, que o operador TRS serão lidos em voz alta para você ouvir sobre o telefone. serviços de ligação gratuita TRS estão disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Você pode visitar o Ultratec site para obter informações sobre uma ampla gama de TTYs para casa, escritório e uso pessoal. Ou, visite estes grandes lojas on-line para todas as suas necessidades dispositivo de apoio.

fonte: http://www.abouttty.com (inglês)

Telefone para Surdos

Também conhecido como TS (Telefone para Surdos) é o equipamento que a comunidade surda passou a utilizar. Próprio para se comunicar por meio de mensagens escritas, é destinado às pessoas surdas ou deficientes auditivas e da fala, que até pouco tempo não tinham nenhum meio de comunicação por telefone. Esta nova tecnologia facilita muito a comunicação entre surdos e ouvintes. O equipamento é composto por um visor, onde é possível ler as mensagens enviadas e recebidas e um teclado alfa numérico onde se digita para enviar as mensagens através da linha telefônica comum. O TS permite uma comunicação mais confortável entre os surdos do mundo sem que eles precisem pedir ajuda de outros ouvintes.

 

Central CIC 142: surdos e ouvintes podem se comunicar

banner_cic-142.gif

A CIC 142 - Central de Intermediação da comunicação, anteriormente conhecida como CISO 142, é uma central de atendimento que promove a intermediação de ligações de deficientes auditivos ou da fala com ouvintes.

De que forma é feita a intermediação das ligações?

O surdo ligará (através de um Telefone para Surdo) para a CIC 142. Assim que a operadora do CIC atendê-lo, ele informará com quem quer falar e qual número que a operadora deverá ligar, podendo ser um número fixo ou celular.

A operadora ligará para a pessoa ouvinte e intermediará a ligação. O surdo irá receber no teclado de seu telefone para surdo toda a conversa.

A Central CIC 142 agora é gratuita por lei, e já esta implantada em todos os estados brasileiros.
O regulamento da Central de Intermediação de Comunicação (CIC) telefônica, a ser utilizada por pessoas com deficiência auditiva ou de fala, foi publicado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A Central CIC 142 funcionar 24 horas, 7 dias por semana e todas as operadoras de Telefonia Fixa e Móvel já possuem CIC.

O ouvinte poderá se comunicar com o surdo?

Sim, se o surdo possuir um Telefone para Surdo na sua casa ou trabalho, da mesma forma, se o ouvinte precisar se comunicar com o surdo, poderá utilizar o serviço 142, após informar o número do TPS que deseja falar. Assim, o surdo será chamado pelo atendente e será iniciada a intermediação entre pessoa ouvinte e surdo.

O número da CIC é 142 em todo Brasil?

Sim, de qualquer parte do Brasil, você ligará para o número 142, pois todas as empresas de telefonia são obrigadas a ter uma CISO em seu estado.

O serviço da CIC é pago?

Não, o serviço CIC é gratuito, a ligação feita para a CIC não tem tarifa, somente começa a cobrança quando a atendente da CIC completa a ligação com sucesso para o número informado e a tarifa será de acordo com o tipo de ligação, se for para um número local, será tarifa local e assim por diante.

Exemplos de ligações que o surdo pode fazer de um Telefone para Surdo para a CIC 142:

Pedindo uma pizza....

1 - O surdo liga para a CIC 142 de um TPS público ou modelo residencial.
2 – Quando a atendente CIC responder, informa o telefone da pizzaria e passa os dados de seu pedido.
3 – O surdo recebe a pizza em casa, sem precisar de ajuda de outra pessoa.

Atenção: Através de torpedos não é possível pedir uma pizza, chamar uma ambulância ou ainda pedir socorro, somente através da CIC 142*.

*Com exceção de empresas ou órgãos que já possuem CAS - Central de Atendimento aos Surdos e o surdo poderá ligar direto do seu Telefone para Surdo.

fonte: http://www.koller.com.br/central-cic-142.html

Legenda em Português

CC.jpg

No Brasil, a rede Globo de Televisão é pioneira no sistema de legenda oculta em programas de TV.
As legendas são opcionais e só aparecem na TV quando é acionada uma tecla chamada Closed Caption (CC), encontrada apenas em aparelhos importados.

A legenda aparece nos seguintes programas:

- Bom Dia Brasil
- Jornal Hoje
- Jornal Nacional
- Fantástico
- Programa do Jô

Celular para surdos

O telefone celular agora já é realidade para os surdos, uma vez que o intercâmbio de mensagens vai aproximar pessoas cada vez mais, sem a dependência de terceiros para o uso de telefone e envio de recados. É a tecnologia que chega mais perto da comunidade surda e promete um futuro melhor as pessoas.
A FENEIS, estabeleceu uma importante parceria de trabalho com uma operadora de telefonia celular, ao disponibilizar para a comunidade surda a tecnologia do envio e recebimento de mensagens escritas através do celular.
Nesse primeiro momento, apenas um tipo de aparelho (NOKIA 6120i) está habitado para o serviço, em função de possuir bateria vibratória que permite ao surdo “ouvir” o telefone chamar. A federação está empenhada em que a novidade beneficie os surdos de todo o Brasil.

Torpedo Rybená

img_torpedo.gif

O Torpedo Rybená é um serviço que permite receber e enviar mensagens de texto na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

- Surdos (Pessoas com Necessidades Especiais – auditivos ou com baixa audição) poderão através da animação de imagens no celular se comunicar em LIBRAS, como também visualizar as mensagens recebidas em texto.

- Ouvintes poderão enviar Torpedos Rybená que serão convertidos para LIBRAS viabilizando dessa forma a comunicação através do uso de duas línguas (Português x LIBRAS) de forma transparente e não tutelada.

Babá luminosa para Surdos

Funcionamento:
Instalar ALERT LUZ Baby até 3 metros do bebê e regulara sensibilidade do som ambiente no botão frontal.

OBS.: Enquanto o bebê estiver chorando o ALERT LUZ receptor piscará continuamente.

Telefone para surdo ligado ao computador

O TSPC trata-se de um dispositivo que, ligado ao computador, efetua ligações destinadas às pessoas surdas e com dificuldades da fala.
Este produto é pioneiro no Brasil, tendo tecnologia 100% nacional, que ligado ao computador e a uma linha telefônica analógica, efetua e recebe ligações.
O software TSPC poderá ser instalado somente em computadores com os seguintes sistemas operacionais: Windows 98 Second Edition, Windows ME, Windows 2000 e Windows XP.
O TSPC possui secretária eletrônica, histórico de ligações, discagem rápida para 10 números telefônicos, mensagens personalizadas, agenda telefônica com limite máximo de 999 contatos gravados, e pode efetuar ligações para: outros modelos TSPC, Surtel, CISO (Central de Intermediação Surdo Ouvinte) e Telefone Público para Surdo.

Alertas Luminosos

Os Surdos utilizam dispositivos luminosos em campanhias,telefones como (TS) e em bábas eletrónicas. Ex.: Quando apertar a campanhia da casa de uma pessoa Surda, o dispositivo acenderá, dessa forma o Surdo sabe que tem alguém em sua porta.

Relógio de Despertador Vibratório

Muito utilizado pelos Surdos, principalmente em baixo do travesseiro, pois ele vibra no horário escolhido para dispertar.

Relógio de Pulso Vibratório

Relogio de pulso com vibrados de compromisso, quando configurado para tal.

Celular para os surdos

O telefone celular agora já é realidade para os surdos, uma vez que o intercâmbio de mensagens vai aproximar pessoas cada vez mais, sem a dependência de terceiros para o uso de telefone e envio de recados. É a tecnologia que chega mais perto da comunidade surda e promete um futuro melhor as pessoas.
Nesse primeiro momento, apenas um tipo de aparelho (NOKIA 6120i) está habitado para o serviço, em função de possuir bateria vibratória que permite ao surdo “ouvir” o telefone chamar.

Celular para surdos tem câmera para sinais

Cientistas americanos estão em contato com empresas da indústria de telefonia móvel para integrar recursos de compressão de vídeo que tornariam possível o envio de linguagem de sinais ao vivo através de redes telefônicas de baixa capacidade.

De acordo com a BBC, a ferramenta identifica apenas as partes da imagem que sejam diferentes em cada quadro do vídeo, além de aumentar o detalhe aplicado em expressões faciais e na movimentação dos dedos.


A despeito da possibilidade de uso de mensagens SMS para comunicação, muitos deficientes auditivos preferem a linguagem de sinais, impossível de ser reproduzida através de celulares atualmente. Um dos principais focos da pesquisa do cientista Richard Ladner, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, é essa deficiência. Pela baixa velocidade aplicada às redes de telefonia móvel, o envio de vídeos não tem qualidade suficiente para viabilizar a identificação dos braços, dedos e expressões faciais na tela.


Com as técnicas de compressão, estes problemas puderam ser diminuídos, mas outra barreira surgiu: para realizar os cálculos e a compressão de vídeo, a bateria do celular se consome muito rapidamente, explicou o cientista. "Os movimentos maiores e mais lentos das mãos e braços podem ser pegos com baixa fidelidade. A face precisa de maior fidelidade pelos movimentos serem muito menores", explicou Ladner, que acredita que o rosto seja o foco da visão dos surdos em 95% do tempo, ficando o resto por conta da visão periférica.


O resultado foi uma ferramenta capaz de trabalhar em redes de apenas 10-20 Kbps, menos da metade da velocidade atualmente empregada no recebimento de dados em redes de telefonia móvel na Inglaterra, por exemplo. Por conta de seu bom funcionamento, a tecnologia já pode ser implementada em diversos telefones, bastando para isso a aceitação das fabricantes e operadoras.


viable

vpad_trios.png

Como funciona.

Usar o serviço de videoconferência é muito simples. Basta digitar o DDD + Número do telefone no VPAD e o usuário estará conectado ao intérprete, que irá transmitir a chamada. O interprete faz a chamada telefônica para o ouvinte em uma linha separada. A comunicação com o intérprete é feita através da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a conversa é simultaneamente transmitida em Portguês para o ouvinte. A resposta do ouvinte é sinalizada de volta para o usuário.

ADS-viablebrasil-new.png

site:

http://www.viavelbrasil.com.br


iLIBRAS

iLIBRAS.png

A iLIBRAS BRASIL Contact Center é uma empresa prestadora de serviços de intermediação da comunicação entre a comunidade surda e a ouvinte. Com o intuito de quebrar as barreiras da comunicação entre as duas comunidades, as pesquisas tecnológicas foram intensas, por meio de visitas a empresas americanas e européias. Portanto, os softwares e hardwares utilizados por nossos profissionais são o que há de mais atual no mercado.

A iLIBRAS BRASIL Contact Center é a primeira central a prestar esse tipo de serviço em nosso país. Formada por profissionais surdos e ouvintes, que possuem convivência com as duas comunidades, tem como objetivo principal fazer a comunicação ser possível, trazendo ao deficiente auditivo de nosso país a independência e a privacidade na comunicação.

Só quem sente na pele pode avaliar como isso é importante.
iLIBRAS BRASIL Contact Center: aqui a comunicação é possivel!

Trata-se de uma prestação de serviço de intermediação de comunicação. Esta pode partir do deficiente auditivo, por meio de canais de atendimento, que são:mensagens de texto via e-mail, mensagens de texto via chat online e mensagens de texto via telefone móvel. As mensagens são recebidas por uma central de atendimento, em que os profissionais abrem um chamado para cada cliente cadastrado.

Esse chamado segue algumas regras para ser efetuado. As informações têm que estar descritas na mensagem enviada, tais como: número de telefone a ser chamado, nome da pessoa e o assunto. No caso de marcação de consultas, a informação correta do que precisa ser perguntado.

funcionailibras.gif

site:

http://www.ilibras.com.br

fonte: sites varios.